Arquivos de Debates

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O Voto É A Arma da Mudança


O VOTO É A ARMA DA MUDANÇA




por Eliel Mendes (*)



As eleições estão chegando. Neste ano, o Brasil vai novamente às urnas para, num ato de cidadania consciente, escolher o seu Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Senadores da República e os Deputados Federais, Estaduais e Distritais. Vai ser difícil ficarmos sóbrios nesse dia em virtude das decepções passadas e das poucas opções presentes.
A despeito dos últimos acontecimentos que envolveram a política no Distrito Federal, o voto é a melhor prova de patriotismo e civismo e, ao mesmo tempo, instrumento imprescindível para a consecução das mudanças e para o estabelecimento de um novo momento histórico-político.
O futuro que nos espera não é a fome, nem a impunidade, tampouco a desonestidade, jamais o desperdício e nunca a corrupção. É certo que todas essas mazelas sempre hão de acompanhar o ser humano, em razão de sua natureza egoísta.  No entanto, há uma parcela substancial da sociedade que acredita em dias melhores e, como membro efetivo dessa sociedade, venho até você com essa mensagem de esperança e otimismo.
O Brasil tem jeito. Não é possível que essa riqueza dada por Deus a nós vá se acabar por causa de alguns que são extremamente motivados por interesses pessoais e mesquinhos. Tem jeito sim, principalmente se começarmos por um sistema educacional capaz de transformar o sentimento de impotência como somos vistos hoje. A educação proporciona ao educando a oportunidade de ver o indivíduo como um agente capaz de produzir mudanças para si e para o seu meio. Quem passa pelo processo educacional tem pressa em alcançar o status de cidadão.
O Brasil precisa de escolas. Talvez a existência de muitas salas de aula seja insuficiente para educar o nosso povo. Sim, insuficiente não na quantidade, mas na qualidade. É ai que podemos fazer a diferença! Quem tem qualidade de ensino suplanta a ignorância política e social de uma sociedade.
Se a educação é o ponto de origem da transformação de um povo, como poderemos ter um sistema de saúde restaurado e eficiente, de uma segurança pública digna e competente, de incentivos à geração de empregos e de assistência ao carente no campo social, habitacional e pessoal?
Todavia, qualquer saída apontada passa necessariamente pela honestidade, pela força e pelo trabalho, que formam o alicerce de uma nação gigante. Mas quem pode fazer uma nação gigante é a sua própria gente. E o meio mais eficaz e democrático para isso é o voto.
O voto é a expressão máxima da cidadania. Votar bem é o primeiro passo para se conquistar as mudanças necessárias para nos fazer grandes. Por essa razão o voto não pode ser negociado, nem tampouco ser trocado por favores, sejam eles quais forem.
Há pessoas que querem dominar o nosso voto e, por ser assim, o vende em nosso nome. Enquanto povo organizado, eles acham que nós estamos à venda por telhas, tijolos, madeira, cimento, dentadura, etc., na tentativa de fazer-nos monopólios seus. Mas esses aproveitadores estão enganados. O nosso voto é o voto do cidadão consciente, que sabe da importância da sua cidadania para a consolidação do estado democrático de direito.
Recentemente ouvi de uma pessoa a me pedir para que não visitasse o seu “curral” eleitoral. Para ele, determinada igreja ou grupo de pessoas já estão sob seus “cuidados” políticos e qualquer um que se apresente é grande ameaça para os seus maus intentos.
Não permitamos que pessoas estranhas assumam o direito sobre as nossas consciências no momento do voto. Sejamos nós mesmos os responsáveis em resgatar a dignidade e o respeito por um Brasil apaixonante e que não se envergonha de sua própria gente.
A anulação de voto e o voto de protesto não devem ser exercidos por cidadãos que acreditam que o Brasil será diferente a partir do momento em que o exercício da cidadania seja consciente, sem paixões pessoais e partidárias.
Não deixe de votar, por nenhuma razão. Votando bem, renascem as esperanças de um novo Brasil.


(*) Eliel Mendes, Brasília, Distrito Federal, Brasil.
Fonte: recebido via correio eletrônico.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...