Arquivos de Debates

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

TU ÉS UM EXEMPLO...

TU ÉS UM EXEMPLO...
por Hilda Regina Medeiros (*), em 1º/Maio/2010.

O assunto de maior destaque, na atualidade, é a corrupção. Nunca a máxima popular "todo político é corrupto" esteve tão em voga. Entretanto, se formos analisar caso a caso, veremos que quase todos os seguimentos da nossa sociedade estão representados nas chamadas Casas do Povo, que são o Congresso Nacional, as Assembléias Legislativas e as Câmaras Municipais.

Então, resta-nos apurar a nossa análise para que possamos ter a resposta mais acertada sobre o assunto. Adoro fatos vistos e ouvidos. Assim, decidi lembrar alguns casos [ou seriam causos] para exemplificar a questão.

***
CASO UM

Outro dia, na porta do prédio onde resido, estava tendo uma blitz de trânsito. Como eu já estava totalmente encharcada – por causa do temporal que caía – fui passeando pela calçada quase deserta, observando o movimento que a fiscalização estava produzindo.
Aconteceu tudo muito de repente. Um carro parou no meio da rua – na metade do quarteirão – e um rapazola desceu rápido pela porta do motorista, enquanto um senhor de aparência distinta fez o movimento inverso: os motoristas foram trocados em meio ao trânsito. Para piorar, o carro detrás abalroou a traseira do carro deles. Os fiscais e policiais ouviram o barulho e logo foram até lá. Resolvi fazer uma estacionada básica na calçada para ver o que aconteceria.
Nada. Foi isso o que aconteceu. O motorista do carro que bateu, deu ré e seguiu o fluxo do trânsito e – pasmem! – o mesmo se deu com o carro batido. Os policiais não tendo identificado onde aconteceu a infração, voltaram aos seus afazeres e tudo ficou como dantes na terra de Abrantes.
Será que o episódio passaria em brancas nuvens se o motorista do carro batido não estivesse em situação irregular? Isso é corrupção?

***
CASO DOIS

É fato público, em âmbito jurídico, que os serventuários da justiça cobram para prestar o serviço que é inerente a função deles. Poucos são os advogados que se recusam a corroborar com esta prática ilícita. Todos reclamam, mas poucos exercem os seus direitos constitucionais. E os que assim agem, recebem retaliações de todos os lados, inclusive de outros advogados.
Aí eu pergunto: pagar esta ajuda de custo é corrupção?

***
O que é corrupção, afinal? É realmente coisa de político?... Duvido muito.

Corrupto é todo aquele que age com perversão. É aquele que se comporta para auferir vantagem pessoal que, de outra forma ou velocidade, não alcançaria.

Os mais antigos costumam dizer que todo homem tem um preço. Uma incontestável verdade. No entanto, a maioria se vende por coisas materiais, exercendo atividade ou realizando movimentos sociais sem qualquer ética, conduzindo a própria vida e a dos que o rodeia sem qualquer traço moral.

Pessoas assim são dignas do ostracismo; dignas de serem apontadas como um exemplo... Um exemplo a não ser seguido. Todavia, a falta de ética não está afeita só a quem pertence a classe político-partidária ou aqueles que exercem suas funções através de concurso público. É cúmplice de corrupção quem paga a propina, quem se vende para obter lucro financeiro ou para obter elevação de status social — e o que é mais enojante —, também o é aquele que se omite.

Todo mundo reclama da morosidade processual, da alta taxa da nossa carga tributária, da ausência de requisitos mínimos para ter uma vida digna e muito mais. Reclamar é fácil e apontar o dedo para o defeito alheio é muito mais. Então, onde reside o problema real?

A grande maioria da população compra artigo contrabandeado, inclusive gente de maior poder monetário. A ideologia – ou seria utopia social? – da política [discussão de temas para melhorar a vida de todos] virou mercado público, uma vez que quem deveria representar o povo só quer saber do que vai lucrar se der seu apoio a quaisquer medidas que estejam em pauta. Já se tornou lugar comum ver alguém pagar propina para não perder algo e – o que é mais repugnante – ver o pagador alardear o fato como se tivesse acabado de fazer algo de relevante valor.

A Constituição Federal garante a todos os direitos que chamamos fundamentais, no entanto, poucos cumprem com os seus deveres. Não adianta dizer que pobre é um coitado ou que rico pode tudo. A verdade não é bem essa. Enquanto nosso povo não aprender que voto é um direito sagrado e que não deve ser vendido por qualquer emprego, dentadura, bolsa ou cesta básica, a corrupção continuará ganhando terreno em todos os setores da nossa sociedade.

Existe um ditado popular que diz que sem corrupção não se vive. No entanto, existe outro que confirma o óbvio: quem não tem moral para dar bom exemplo, não deve sequer abrir a boca para falar.

A simples idéia de o povo brasileiro ser identificado por ter memória curta, já demonstra o nosso grau de corrupção. Afinal, se reelegemos pessoas que estão vinculadas a atos desonrosos – comprovados ou não –, é sinal bastante claro de que aceitamos condutas imorais e amorais.

Entrementes, como condenar quem não defende os cofres públicos, se nós não fazemos isso a cada eleição? Como exigir conduta ética da classe partidária, se não nos comprometemos com a cidadania e a defesa do meio ambiente?

No apagar das luzes, o Congresso nacional finge ou faz de conta que está levando a sério a chamada CAMPANHA FICHA LIMPA. O mais interessante é que a matéria é levada em tom de piada pelos brasileiros. Isto é, ao invés de lutarmos para afastar verdadeiros criminosos sociais, as pesquisas de opinião nos dizem que 80% do povo aprovam o que temos vivido em cada recanto desse país – no que tange a insegurança, a falta de instrução de qualidade, o desregramento da nossa tradição como povo ordeiro e respeitoso.

Eu sou de um tempo onde quando alguém adoecia, procurava-se um médico especialista; se era para aprender, os pais se esforçavam para obter o melhor profissional para instruir os filhos. Ninguém quer ser tratado por acadêmico de Medicina, nem ser defendido por recém formado em Direito e, muito menos, arrisca colocar a construção de um prédio nas mãos de um administrador.

Alguma coisa foi perdida nessa caminhada que ora fazemos. Será que não é chegada a hora de parar de camuflar a verdade? Será que já não é tempo de dizer BASTA e agir com decência em cada setor de nossas vidas? Quando foi que pais passaram a matar filhos? Quem esqueceu de ensinar que os mais jovens devem respeito aos idosos? Quando foi que escola passou a ser local de futilidade ao invés de ensino? Quem foi que disse que professor tem que se preocupar em fazer greve ao invés de repassar cultura e instrução aos seus alunos?

E neste aspecto eu sou radical: nunca vi nenhum professor rico. Portanto, quem não estiver satisfeito com o que ganha, estude e faça novo concurso público. Agora, se a questão é de desvalorização da profissão, sou a primeira a defender a causa, pois sou do tempo em que existiam mestres e não reles repassadores de informações.


Existia uma campanha na televisão que falava sobre o bom exemplo. Lembrei disso hoje, pois há 16 anos perdíamos para os interesses financeiros da Fórmula 1 o piloto tricampeão mundial Ayrton Senna da Silva.

Perceba que eu não estou falando de qualquer pessoa. Estou citando um herói, que como todos os heróis, é um exemplo a ser seguido. Perceba que ele era aguerrido, mas nunca foi guerrilheiro; nunca sequestrou ninguém, nunca se utilizou da reputação de alguém para conseguir facilidades. Ele tinha um sonho e foi atrás. Mesmo depois de morto, deixou no ar uma preocupação com o futuro deste país – as crianças realmente são isso –, sendo atendido em seu desejo pela família, mais especialmente pela irmã.

Sinceramente, eu já cansei de ver tanta hipocrisia. Cansei de ver pseudo-autoridades se vestindo de donos da ética e da moral, sendo eles próprios mercenários que só pensam em si mesmos e em seus interesses espúrios. Chega. Está na hora de – verdadeiramente – fazer uma faxina nos palácios e casarões importantes do Brasil, seja em nível federal, estadual, municipal e mesmo social.

Quero ser representada por quem genuinamente se preocupa com a resolução/melhoria dos problemas sociais do povo e não por apedeutas que so se absorvem com as mordomias que o cargo/função venha a dar. Cansei de passar vergonha. Cansei de gente demagoga que só serve para atrofiar meu sentido político. Verniz eu só aceito em materiais de revestimento.



Destarte, eu pergunto: tu afirmarias, sem qualquer dúvida, que és um bom exemplo para alguém?

Eu mesma te respondo: claro que és!

Contudo, gostaria que tu me informasses se és um exemplo...



... A SER SEGUIDO?

(*) Hilda Regina Medeiros, advogada - Belém do Pará, Amazônia, Brasil.

E tudo continua tão atual!... :-(
Acorda, povo brasileiro!

1 comentários:

ajuricaba disse...

O exame de consciência é prática comum entre os que têm (ou tiveram) o hábito de participar do sacramento da comunhão. Ele deve ser antecedido pela confissão, da qual faz parte o exame. Nele se faz uma avaliação de como se vem agindo perante as leis e dogmas da igreja.
Abstraindo-se do caráter religioso, o exame de consciência é recomendável, por exemplo quando se compra uma mídia "genérica", finge-se doença para furar uma fila, "conversa-se" o fiscal de um serviço ou um funcionário público, e por aí vai.
A perfeição é de natureza Divina, mas ela devemos perseguir.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...